quarta-feira, setembro 13, 2006

E se a terra parasse de girar? O que acontecia?

4 comentários:

karDo5o disse...

Seriamos projectados à mesma velocidade de rotação da Terra... Seria nessa altura que um alentejano iria dar um passeio.

Xis,
karDo5o

PipoMan disse...

"Primeiro, toda a energia cinética de rotação da Terra se transformaria em calor, vaporizando a superfície. Ao mesmo tempo, tudo que está na superfície tem também uma energia cinética e, o que não estivese preso (e bem preso) seria arremessado para o leste, em linha reta. Como a velocidade tangencial da Terra, no equador (valor máximo da velocidade tangencial) não chega a 11km/s (na verdade, é bem menor) não seríamos lançados nem em órbita, nem para o espaço.

11km/s é a velocidade de escape da Terra. O corpo que atingir esta velocidade consegue se perder no espaço. Velocidade menor, e o corpo vai cair novamente na Terra."

nuno disse...

Eu acho que deixava de ser redonda!!

Mas a terra não vai parar de girar, pelo facto de no espaço não haver forças que a isso impliquem... como por exemplo a resistencia do ar...

pnpo

V-alter disse...

Depende:

Se parasse de rodar em volta do sol, um dos hemisférios ficava sempre de verão outro sempre de inverno. ou um de Primavera e o outro de Verão.

Se parasse de girar em torno de sí mesma, ficava um lado da terra sempre de dia e outro sempre de noite.

O ideal era este último e Portugal ficava no lusco-fusco.

:)